Ilusões de Ótica aprofundam estudos da Terra Convexa
Os primeiros testes para verificar se a Teoria da Terra Convexa proposta pelo ET Bilu, segundo a qual os continentes são convexos e os oceanos nivelados, surpreenderam os pesquisadores que constataram os efeitos da ilusão de ótica causados pela umidade, neblina, a luz solar refletida e possivelmente outras leis ainda desconhecidas.
Urandir Fernandes de Oliveira, coordenador dos testes e os demais integrantes da pesquisa se mostraram supresos com os resultados obtidos em Santos/SP e em São Lourenço do Sul/RS, por não esperarem que a percepção humana fosse facilmente enganada por ilusões de ótica que nos faz acreditar que tudo o que vemos é real.
As pesquisas estão em andamento e já se percebeu que a visão humana pode ser enganada como o que ocorre nos efeitos de “Fata Morgana”, que são as miragens ditas superiores, diferentes das miragens inferiores, mais comuns e que criam a ilusão de lagos, de água distante nos desertos ou em estradas com asfalto muito quente, mesmo quando se utiliza equipamentos de alta precisão tecnológica.
A Terra esférica
Há aproximadamente 285 anos a.C. o grego Eratóstenes descobriu que a Terra é redonda e mais do que isso, conseguiu calcular a circunferência quase que exata do nosso planeta, com uma precisão incrivelmente correta para a época. Eratóstenes era físico, astrônomo, matemático, historiador, geógrafo e bibliotecário. Nasceu em Cirene, na Grécia, vindo a falecer em Alexandria mais tarde.

Nos tempos de Plínio, o Velho (primeiro século) ideia da Terra esférica era bem aceita no mundo greco-romano. Nessa época, Ptolomeu derivou seus mapas de um globo curvado e desenvolveu o sistema de latitudes e longitudes. Entre os primeiros cristãos, uns poucos escritores questionaram ou mesmo se opuseram à esfericidade da Terra com fundamentos teológicos, mas muitos desses não são tidos como influentes em períodos posteriores como a Idade Média, devido à escassez de referências a seus escritos.
Cientistas provam que a Terra não é redonda

Finalmente, em abril deste ano o ET Bilu foi mais além, dizendo que a Terra é convexa em seus continentes e as águas niveladas.