Pesquisadores Intrigados com baixa atividade do sol

Pesquisadores Intrigados com baixa atividade do sol
O sol está em baixa atividade, um fenômeno estranho que intriga os cientistas, que admitem não entenderem o porquê.
O diretor de física espacial do Laboratório Rutherford Appleton, em Oxfordshire, na Inglaterra, Richard Harrison afirma  que “nos 30 anos em que  trabalha como físico solar  nunca vi nada parecido”. A pesquisadora Lucie Verde, do Laboratório de Ciência Espacial, da University College London tem a mesma impressão: “para mim e para muitos outros cientistas solares, isso nos tomou de surpresa”.
 

Mas o que será que está acontecendo? Será que o Sol está numa época de “cochilo”? De acordo com os pesquisadores, parece que ele realmente está dormindo, ou tirando uma soneca inesperada. O certo é que seu período atual de tranquilidade desafia qualquer cálculo. Faz 100 anos que nossa estrela não se mostra tão calma, o que é surpreendente, pois esperava-se que estivesse em uma intensa atividade, já que, teoricamente, atravessa o auge do seu ciclo de onze anos. Os pesquisadores esperavam flagrar labaredas gigantes e grandes erupções de massa coronal, porém nada disso está acontecendo. O nível de atividade do Sol continua a cair em alta velocidade, uma tranquilidade que provoca uma inquietação inversamente proporcional nos especialistas.
Alguns dizem que o Sol pode estar entrando em um período conhecido como o Mínimo de Maunder, um evento ocorrido no século XVII. No entanto, nem mesmo naquela época, a atividade solar havia caído tão rápido como agora: uma análise do núcleo de gelo mostra que esse comportamento não ocorre faz 10 mil anos. Quando aconteceu, o Mínimo de Maunder foi acompanhado de invernos muito mais frios do que o normal e, por conta disso, o período ficou conhecido como “pequena era do gelo”. De qualquer maneira, essa calmaria do nosso astro preocupa os cientistas, que tentam descobrir os motivos de tamanha tranquilidade do Sol e o que isso nos trará como consequência.

publicação original:
http://www.urandir2012.com.br/noticias/baixa-atividade-solar-intriga-pesquisadores-urandir-news

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *